sexta-feira, 23 de outubro de 2009

pao doce com semente de papoula!!!

ha


bem, hoje acordei com vontade de fazer pão, e como não fui trabalhar , por razões que não cabem aqui neste lindo blog, resolvi fazer mais um pãozinho , que vai acabar sendo devorado amanha pelos meus amigos, Alex, Geraldo, alguns do trabalho, lisa nao vai comer por não ta comendo mais trigo, Gorete acho que vai!!
Então foi assim, fiz uma coalhada, hii, acho que o Ge não vai comer, fiz coalhada com leite de vaca verdadeiro!!pois eh, consegui leite de vaca sem ser de caixa nem de saco nem de lata,rsrs!!usei a coalhada, mais ou menos um litro de coalhada, 30 gramas de fermento fresco, e coloquei uma boa quantidade de açucar, acho queuma xicara de açucar branco, (detalhe: dentro deste açucar eu tenho duas favas de baunilha), coloquei umas duas xicaras de farinha branca de trigo, um colher de gergelim,uma pitada de sal e misturei tudo!!!deixei descansar um pouco!!!depois de descansar mais ou menos meia hora, pus mais farinha e misturei, fui misturando e adicionando devagar, até que a massa desgrudasse das mãos,depois disso acrescentei 100 gramas de manteiga com sal em temperatura ambiente, ou seja, parece uma pomada, dica, antes de começar todo o processo, retire da geladeira!!!!!!!!( pode ser sem sal tambem),assim, ela fica mais facil de ser incorporada à massa. Vá amassando até toda a manteiga ser absorvida pela massa, não desista, ela vai ser absorvida!!!! ai coloquei pra descansar coberto dentro de uma vasilha grande com farinha no fundo, de preferencia dentro do forno desligado!!!abafado assim, a temperatura chega na ideal para o fermento fazer a massa crescer, depois de mais ou menos uma hora , voce retirar, trabalhar a massa uns dez minutos, ( trabalhar a massa significa amassar, desenvolvendo o glúten,)até a massa ficar macia , lisa e desgrudar facilmente das mãos , sem esforço( se precisar , durante o processo, acrescente mais farinha, mas nao muito , para que a massa nao fique seca e seu pão nao fique com gosto de farinha!!!). Para a massa em duas, com as mãos mesmo. pegue um ovo inteiro, acrescente uma pitada de sal, um pouco de leite, misture, e passe sobre a massa já colocada nas formas!!!!depois jogue as sementes de papoula por cima!!!!asse ate dourar o pão( uns vinte minutos de cada lado em forno médio!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário